Olá amigos,
vamos relembrar os objetivos do módulo 1
TECNOLGIA NA SOCIEDADE E NA ESCOLA
que devemos alcançar:
Conceituar o que são tecnologias e mídias; - Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das tecnologias na sua prática pedagógica, percebendo a diversidade e a complexidade destas questões;
- Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais;
- Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador: uso do mouse e teclado, identificação dos itens do desktop e uso de editores de textos simples;
- Familiarizar-se com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da Internet;
- Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TIC.
O que é um software livre??
A importância de usar um software livre no Brasil!!
A história do Linux
EDUCAÇÃO DIGITAL LINUX
ATIVIDADES DO MÓDULO I
TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE E NA ESCOLA
TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE E NA ESCOLA
Atividade 1: Tecnologia na escola e na sociedade Esta atividade se constitui, inicialmente, da leitura do texto que segue e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:
Momento 1: Leitura do texto;
Momento 2: Elaborando o seu texto;
Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.
Momento 1: Leitura do texto;
Momento 2: Elaborando o seu texto;
Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.
Atividade 1.1: Momento 1 – Leitura do texto.
Fórum Atividade 1.1 - Discutindo o texto: “Por que precisamos usar tecnologia na escola?”
Objetivo:
Agora que você terminou a leitura do texto "Por que precisamos usar a tecnologia na escola?" (Edla Ramos) discuta com seus colegas alguns recursos tecnológicos que existem em sua escola e que podem ser interados às práticas pedagógicas.
Atividade 1.2 – Reflexão sobre vídeos (página 8)
Apenas refletir com os colegas – não há necessidade de publicações.
Atividade 1.3: Projeto Integrado de Aprendizagem – definição do tema
O projeto integrado deverá acontecer com a participação dos colegas do curso (verificar orientações na página 10)
Atividade 1.4: Publicando e Navegando.
Apenas orientações para publicações em fórum ( creio que tal atividade já está contemplada, no momento em que o formador orientará o cursista em publicar o fórum de apresentação e a atividade 1.1)
Biblioteca Atividade 1.4.1 - Tema: Projeto Integrado de Aprendizagem
Subtema: Atividade 1.4.1 (veja orientações na página 12)
Fórum
Atividade 1.4.2 – Discutindo texto elaborado
Prezados Cursistas, após a leitura dos textos pertinentes ao “Projeto Integrado de Aprendizagem”postados pelos colegas junto a Biblioteca- Material do aluno, apresente algumas contribuições, sugestões e experiências que possam contribuir para o enriquecimento des atividades em sala de aula.
Sucesso!!!
Atividade1.5 ( página18)
Não há necessidade de psotagens e publicações, mas orientações para o tutoria (página 19) – “Postura correta para o uso do computador”
Diário de Bordo: Atividade1.6 ( veja as orientações no link Diário de Bordo – página 24)
Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com
pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.
pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.
Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.
Deus ilumine você!!
Maria de Lourdes