Módulo 1

Olá amigos,
vamos relembrar os objetivos  do módulo 1
TECNOLGIA NA SOCIEDADE E NA ESCOLA
que  devemos alcançar:
  • Conceituar o que são tecnologias e mídias;
  • Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das tecnologias na sua prática pedagógica, percebendo a diversidade e a complexidade destas questões;
  • Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais;
  • Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador: uso do mouse e teclado, identificação dos itens do desktop e uso de editores de textos simples;
  • Familiarizar-se com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da Internet;
  • Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TIC.
Vou disponibilizar aqui algumas dicas de vídeos que nos ajudarão relembrar temas super importantes neste módulo 1.

O que é um software livre??




A importância de usar um software livre no Brasil!!




A história do Linux


 
EDUCAÇÃO DIGITAL LINUX
ATIVIDADES DO MÓDULO I
TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE E NA ESCOLA

Atividade 1: Tecnologia na escola e na sociedade Esta atividade se constitui, inicialmente, da leitura do texto que segue e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:

Momento 1: Leitura do texto;
Momento 2: Elaborando o seu texto;
Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.
Atividade 1.1: Momento 1 – Leitura do texto.

Fórum Atividade 1.1 - Discutindo o  texto: “Por que precisamos usar tecnologia na escola?”
Objetivo:
Agora que você terminou a leitura do texto "Por que precisamos usar a tecnologia na escola?" (Edla Ramos) discuta com seus colegas alguns recursos tecnológicos que existem em sua escola e que podem ser interados às práticas pedagógicas.

Atividade 1.2 – Reflexão sobre vídeos (página 8)
Apenas refletir com os colegas – não há necessidade de publicações.

Atividade 1.3: Projeto Integrado de Aprendizagem – definição do tema
O projeto integrado deverá acontecer com a participação dos colegas do curso (verificar orientações na página 10)

Atividade 1.4: Publicando e Navegando.
Apenas orientações para publicações em fórum ( creio que tal atividade já está contemplada, no momento em que o formador orientará o cursista em publicar o fórum de apresentação e a atividade 1.1)

Biblioteca Atividade 1.4.1  - Tema: Projeto Integrado de Aprendizagem
Subtema: Atividade 1.4.1  (veja orientações na página 12)

Fórum
Atividade 1.4.2 – Discutindo texto elaborado
Prezados Cursistas, após a leitura dos textos pertinentes ao “Projeto Integrado de Aprendizagem”postados pelos colegas junto a Biblioteca- Material do aluno, apresente algumas contribuições, sugestões e experiências que possam contribuir para o enriquecimento des atividades em sala de aula.
Sucesso!!!

Atividade1.5 ( página18)
Não há necessidade de psotagens e publicações, mas orientações para o tutoria (página 19) – “Postura correta para o uso do computador”

Diário de Bordo: Atividade1.6 (  veja as orientações no link Diário de Bordo – página 24)

Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com
 pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.

Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.

Deus ilumine você!!
Maria de Lourdes