Módulo 7

ATIVIDADES
MÓDULO 7
APRESENTAÇÃO DE SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA

Atividade 7.1: Reconhecendo boas apresentações digitais
Este é um momento para enriquecer seu repertório de exemplos sobre apresentações. Navegue na Internet e acesse o site do Slideshare, busque e assista apresentações sobre temas de interesse geral do seu grupo e do seu Projeto Integrado de Aprendizagem. Se tiver dúvidas sobre como realizar a pesquisa, não deixe de pedir ajuda. Veja também alguns bons exemplos que inserimos no CD.
Atividade 7.2.: Planejamento sua apresentação
Elabore, com o seu grupo, um plano de produção de uma apresentação de slides para expor o seu projeto de aprendizagem realizado no curso, usando o software BrOffice Writer, que você já conhece. Siga as orientações indicadas a seguir e discuta o seu plano com o formador antes de iniciar sua produção propriamente dita. Guarde o arquivo criado, na sua pasta de usuário.
Atividade 7.3.: Criando a sua apresentação e o seu primeiro slide
Você irá agora juntamente com seu grupo produzir a apresentação planejada na atividade 7.1. Orientamos, a seguir, como abrir o Br-Office Impress para criar o seu primeiro slide.
Incluímos no CD uma animação que mostra como proceder para planejar sua apresentação.
Há no CD também um arquivo no formato pdf, que contém um tutorial passo a passo mostrando como fazer a criação inicial da sua animação, sob o título
“Abrindo o BrOffice Impress e criando uma apresentação”.
Atividade 7.4.: Construindo a sua apresentação
Agora que você já criou a primeira página da sua apresentação, dê continuidade a implementação da sua apresentação.
Seu formador irá orientá-lo na continuidade desta atividade, mostrando-lhe como usar recursos específicos que você poderá precisar para montar sua apresentação. Para guiar a todos nesta tarefa, e também para sanar suas dúvidas em momentos posteriores, quando você estiver só, incluímos no CD do curso um tutorial intitulado
Preparando sua apresentação , que contém orientações passo a passo para:
• Inserir novos slides na apresentação;
• modificar o design de um slide;
• selecionar diferentes modos de apresentação;
• inserir imagens no slide;
• exibir a apresentação;
• programar efeitos de transição de slides;
• cronometrar as trocas de slides;
• salvar sua apresentação.
Atividade 7.5.: Publicando sua apresentação
Vamos fazer a publicação de sua apresentação no Slideshare?
Antes de acessar o site, sugerimos que converse com o seu grupo e avalie a necessidade de realizar aprimoramentos nos slides, incluindo detalhes que tornem o material mais compreensível para seus leitores. Lembre-se de que esse público não irá assistir à apresentação do grupo, e assim, contará apenas com as informações contidas nos slides.
Antes de acessar o site, sugerimos que converse com o seu grupo e avaliem a necessidade de realizar aprimoramentos nos slides, incluindo detalhes que tornem o material mais compreensível para seus leitores. Lembre-se que esse público não irá assistir a apresentação do grupo, e assim, contará apenas com as informações contidas nos slides.
Na sequência, iniciaremos a publicação do material no slideshare. Para acessar o Slideshare você deve abrir o navegador da Internet e digitar o endereço: http://www.slideshare.net/ e escolha a opção “Start Uploanding”, clicando no link correspondente.
Para dar continuidade a sua publicação, solicite ajuda ao seu formador ou acesse as orientações passo a passo que disponibilizamos no CD sob o título “Como publicar sua apresentação no slideshare e incluí-la no seu blog”
Atividade 7.6 Editando com imagens no Impress
Vamos trabalhar nas imagens da sua apresentação? Você e seu grupo já devem ter inserido algumas imagens na apresentação que fizeram. Sugerimos experimentar trabalhar sobre elas, mudando alguma das suas características, ou incluindo algum outro elemento de desenho, ou aplicando algum efeito especial, dentre aqueles que você viu na animação que incluímos no CD.
Outra possibilidade é inserir algum diagrama usando a ferramenta de desenho.
O que acha? Mãos à obra: decida o que fazer e peça ajuda se necessário.
Atividade 7.8 É tempo de Diário de Bordo:
Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Recupere os objetivos desta Unidade e aproveita para se auto-avaliar. Não esqueça: o seu formador, além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do diário de bordo e discuta com os seus colegas estratégias para elaboração desta atividade. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão.

 Bom trabalho!!! Agora é com você...

Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com

pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.




Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.




Deus ilumine você!!

Maria de Lourdes