Módulo 8

ATIVIDADES
MÓDULO 8
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A PLANILHA ELETRÔNICA
Atividade 8.1: Experimentando   o Calc
Vamos dar início ao trabalho com o Calc. Qual você acha que é o caminho para abrir essa ferramenta no Linux Educacional? Tente! Na dúvida, peça ajuda. Depois de descobrir, anote qual foi o caminho na interface, onde você encontrou a ferramenta. Após ter aberto o Calc, você vai praticar criando uma planilha similar à que mostramos na figura acima, supondo que você está registrando as notas dos seus alunos. Assim, poderá entender melhor como inserir e trabalhar com os dados, poderá familiarizar-se com os efeitos produzidos quando movimenta o mouse sobre as células e quando utiliza o teclado e as barras de ferramentas e de menus.
Se desejar ver uma apresentação inicial sobre o Calc, inserimos no CD uma animação sob o título “Uso de planilhas eletrônicas” .
Ao criar sua planilha, inclua as seguintes características:
a) Coloque nas primeiras linhas o título – algo similar ao que segue: “Registro de Notas na Disciplina XXX no 2º Bimestre de 2008” – e formate-o livremente, dando algum destaque;
b) Na próxima linha identifique o seu nome e a turma;
c) Deixe algumas linhas em branco;
d) Em seguida coloque os títulos das colunas: Nome do Aluno; Trabalho 1; Trabalho 2; Trabalho 3; Trabalho 4; Trabalho 5; e Média;
e) Nas linhas logo abaixo, insira os nomes de alguns alunos (de cinco a dez, em ordem alfabética);
f) Em seguida, insira as notas supostas para os alunos fictícios que você definiu. Deixe em branco a coluna da média, porque vamos ainda aprender como calculá-la;
g) Investigue que tipos de movimentos de mouse lhe permitem selecionar ao mesmo tempo um conjunto de células, uma coluna ou linha inteira;
h) Agora explore livremente a formatação para mudar a aparência de sua planilha. Observe que além de todas as alternativas de formatação das letras, você ainda dispõe de opções para (busque na barra de botões os ícones responsáveis pelas funções listadas abaixo):
  • inserir cores no fundo das células;
  • alinhar os dados de uma célula na direção horizontal (direita, centro e esquerda);
  • alinhar os dados de uma célula na direção vertical (abaixo, acima e centro);
  • mudar o formato das linhas das bordas das células;
  • formatar como os números são mostrados (quantas casas decimais usar, usar ponto ou vírgula como separador decimal) etc.
Atividade 8.2: Continuação da experimentação da planilha Calc
Inclua na sua planilha a fórmula do cálculo da média conforme orientamos anteriormente. Observe como está indicado na figura acima. Note que os endereços das células na sua tabela podem ser diferentes, pois você pode ter usado outras linhas e colunas para entrar com seus dados.
Atividade 8.3: Ampliando a experimentação com a planilha Calc
Faça agora uma outra planilha similar à do exemplo mostrado na figura que segue. Essa planilha mostra um orçamento para uma compra de materiais de uma escola. Na sua planilha, inclua mais itens (pelo menos cinco) de materiais e use outros valores de preços e quantidades.
Na planilha você deve calcular o valor gasto com cada item e, em seguida, calcular o valor total.
Atividade 8.4: Utilizando gráfico na planilha Calc
Que tal agora incluir um gráfico semelhante na sua planilha? Vamos lá! Isso pode ser muito rapidamente feito com o Calc. Siga o passo-a-passo e veja como.
Atividade 8.5: Uso pedagógico da Planilha Calc na escola
Agora que você já conhece a potencialidade de uma planilha eletrônica, que tal, junto com toda a turma, realizar uma discussão sobre como essa ferramenta pode ser usada na sua escola, tanto na gestão dos processos administrativos, quanto no cotidiano pedagógico? (Se o grupo achar adequado, pode ser usado o Chat ou o Fórum do ambiente e-ProInfo)
Atividade 8.6: Utilizando operadores lógicos na Planilha Calc
Inclua, com o uso dos operadores lógicos, os resultados finais do ano na planilha das notas dos alunos. Para isso, siga o passo-a-passo.
Atividade 8.9: É tempo de Diário de Bordo: Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia no processo de inclusão digital. Recupere os objetivos desta Unidade e aproveite para se autoavaliar. Não esqueça: o seu formador, além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do diário de bordo e discuta com os seus colegas estratégias para a elaboração desta atividade. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão.

 Bom trabalho!!! Agora é com você...

Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com

pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.




Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.




Deus ilumine você!!

Maria de Lourdes