Módulo 6

MÓDULO 6
COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLAGO!

Amigos assista este vídeo.
Ele irá ajudar  você compreender mais sobre as redes sociais.





ATIVIDADES
MÓDULO 6
COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLAGO!
Atividade 6.1: Experimentando o chat do ambiente e-Proinfo (01)
Vamos experimentar uma ferramenta de bate-papo. seu(sua) formador(a) vai orientá-lo a entrar na ferramenta de bate-papo do e-Proinfo. A proposta é que você discuta sobre outras formas de comunicação, classificando-as como síncronas ou assíncronas. Por exemplo: as cartas, os bilhetes, os telegramas, o torpedo no celular, a secretária eletrônica, os classificados de um jornal, as malas diretas, o pombo correio, o radioamador.
Você consegue imaginar outros critérios para diferenciar as formas de comunicação, além da temporalidade? Experimente os outros recursos dessa ferramenta de bate-papo. Tente entender para que eles devem ser úteis. Eleja um colega (em específico) para bater um papo em particular.
Atividade 6.2: Enviando e-mail
Inserimos uma cópia de uma tela que mostra um e-mail sendo escrito. Olhe com atenção a figura e procure responder: Quem é o remetente? Quem é (ou são os destinatários)? Qual é o assunto da mensagem? Onde está o botão enviar? Para que você acha que servem os botões “Salvar agora” e “Descartar”? Há algum arquivo anexado? De que tipo ele é (texto, vídeo, imagem)? E sobre o conteúdo da mensagem, o que você consegue perceber? O remetente da mensagem está repassando informações para colegas ou conhecidos seus, certo? Onde, ou como ele obteve essas informações? Você consegue notar então o alcance e a velocidade com que uma informação importante pode ser repassada rapidamente para muitas pessoas?
Atividade 6.3: Experimentando enviar e-mail em grupo
Após ter mandado um primeiro e-mail de teste, forme grupos de três componentes para esta atividade. Agora cada um do grupo deve ser escolhido para ser o emissor das mensagens e os outros dois serão os destinatários. O escolhido para ser o remetente deve abrir sua conta do Gmail e enviar para os outros dois mensagens com as seguintes características:
1- Enviar uma única mensagem para os dois colegas usando primeiro a opção Cc e depois opção Cco. Observem o resultado e discutam para checar se todos entenderam a diferença entre estas duas opções.
2- Enviar agora, novamente para ambos os colegas, um e-mail com um arquivo em anexo. Escolha algum dos arquivos de texto que vocês já produziram, ou alguma imagem que vocês gostaram e baixaram da Internet.
Agora os colegas que receberam as mensagens abrem suas contas e observam se estas chegaram corretamente. Não deixem de tentar abrir o arquivo em anexo para aprender como fazer;
3- Agora um dos colegas que recebeu as mensagens deve responder a um dos e-mails recebidos;
4- E, para finalizar, o mesmo colega, ao invés de responder ao e-mail recebido, vai encaminhar para um colega de outro grupo.
Você e seu grupo tiveram muita dificuldade em realizar a atividade? Esperamos que não. Podemos celebrar o fato de termos mais um novo usuário de e-mail no planeta. Foi bastante tranquilo, não? Aproveite este recurso fantástico. Não esqueça de que qualquer computador conectado à Internet lhe dará acesso à sua conta de e-mail. Não se esqueça de usar sua conta de e-mail. Lembre que, apesar de parecido com a carta, o e-mail não vem bater à sua porta, você é quem deve regularmente abrir sua conta e checar sua caixa de entrada. Faça isso regularmente, pois ao não fazer, você deixa suas mensagens sem resposta.
Atividade 6.4: Experimentando o chat do e-Proinfo (02)
Convidamos você e todos os seus colegas a voltarem ao chat do e-Proinfo para debater as questões que relacionamos a seguir. Leia-as primeiro, e, em seguida, comece a participar do chat.
Você já tinha imaginado como é conversar por escrito com várias pessoas ao mesmo tempo, sabendo que o registro e envio das mensagens é feito pela hora da emissão, isto é, pela ordem de envio? O que você está achando disso?
Nos chats, há risco da conversação ficar “truncada”, porque as respostas em alguns momentos não são para as perguntas formuladas, na mesma ordem – podendo ocorrer de uma pessoa perguntar algo e só ter a resposta algumas mensagens depois e assim por diante. Apesar disso, você sente que é possível manter a coerência dos turnos conversacionais entre os que perguntam e os que respondem?
Colocando-se agora no papel do professor, como você imagina envolver todos na conversa mantendo o interesse em participar? Você considera que o chat pode ser usado na educação presencial ou apenas à distância?
Atividade 6.5: Experimentando o Fórum de Discussão
Se pensarmos no uso desse recurso no contexto escolar, muitas questões surgirão. Propomos agora a discussão e o debate de algumas questões que julgamos pertinentes. Para realizar essa discussão, que tem como objetivo checar o seu entendimento sobre como se estrutura um fórum de discussões virtuais, você e os seus colegas devem organizar o mural da sala onde realizam o curso para receber as contribuições ao debate. Essa organização deve agregar o maior número possível de elementos presentes num fórum digital. As questões para discussão são as que seguem:
• Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
• Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
• Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
• Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
Atividade 6.6: Debate sobre o Projeto Integrado de Aprendizagem
Agora que você estudou a ferramenta fórum com maior detalhamento, que tal aplicar esses conhecimentos para aprimorar a aprendizagem cooperativa com seu grupo no Projeto Integrado de Aprendizagem? Escolham uma temática que considerem relevante para os aprofundamentos necessários no projeto e realizem um debate no fórum do e-Proinfo. Aproveitem para aplicar as estratégias de planejamento e moderação apresentadas acima!
Atividade 6.7: É tempo de Diário de Bordo: Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Não esqueça: o(a) seu(sua) formador(a), além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do Diário de Bordo e discuta com os seus colegas estratégias para elaboração desta atividade. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão.
Bom trabalho!!! Agora é com você...

Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com

pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.




Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.




Deus ilumine você!!

Maria de Lourdes