MÓDULO 6
COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLAGO!
Amigos assista este vídeo.
Ele irá ajudar você compreender mais sobre as redes sociais.
Amigos assista este vídeo.
Ele irá ajudar você compreender mais sobre as redes sociais.
ATIVIDADES
MÓDULO 6
COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLAGO!
Atividade 6.1: Experimentando o chat do ambiente e-Proinfo (01)
Vamos experimentar uma ferramenta de bate-papo. seu(sua) formador(a) vai orientá-lo a entrar na ferramenta de bate-papo do e-Proinfo. A proposta é que você discuta sobre outras formas de comunicação, classificando-as como síncronas ou assíncronas. Por exemplo: as cartas, os bilhetes, os telegramas, o torpedo no celular, a secretária eletrônica, os classificados de um jornal, as malas diretas, o pombo correio, o radioamador.
Você consegue imaginar outros critérios para diferenciar as formas de comunicação, além da temporalidade? Experimente os outros recursos dessa ferramenta de bate-papo. Tente entender para que eles devem ser úteis. Eleja um colega (em específico) para bater um papo em particular.
Vamos experimentar uma ferramenta de bate-papo. seu(sua) formador(a) vai orientá-lo a entrar na ferramenta de bate-papo do e-Proinfo. A proposta é que você discuta sobre outras formas de comunicação, classificando-as como síncronas ou assíncronas. Por exemplo: as cartas, os bilhetes, os telegramas, o torpedo no celular, a secretária eletrônica, os classificados de um jornal, as malas diretas, o pombo correio, o radioamador.
Você consegue imaginar outros critérios para diferenciar as formas de comunicação, além da temporalidade? Experimente os outros recursos dessa ferramenta de bate-papo. Tente entender para que eles devem ser úteis. Eleja um colega (em específico) para bater um papo em particular.
Atividade 6.2: Enviando e-mail
Inserimos uma cópia de uma tela que mostra um e-mail sendo escrito. Olhe com atenção a figura e procure responder: Quem é o remetente? Quem é (ou são os destinatários)? Qual é o assunto da mensagem? Onde está o botão enviar? Para que você acha que servem os botões “Salvar agora” e “Descartar”? Há algum arquivo anexado? De que tipo ele é (texto, vídeo, imagem)? E sobre o conteúdo da mensagem, o que você consegue perceber? O remetente da mensagem está repassando informações para colegas ou conhecidos seus, certo? Onde, ou como ele obteve essas informações? Você consegue notar então o alcance e a velocidade com que uma informação importante pode ser repassada rapidamente para muitas pessoas?
Inserimos uma cópia de uma tela que mostra um e-mail sendo escrito. Olhe com atenção a figura e procure responder: Quem é o remetente? Quem é (ou são os destinatários)? Qual é o assunto da mensagem? Onde está o botão enviar? Para que você acha que servem os botões “Salvar agora” e “Descartar”? Há algum arquivo anexado? De que tipo ele é (texto, vídeo, imagem)? E sobre o conteúdo da mensagem, o que você consegue perceber? O remetente da mensagem está repassando informações para colegas ou conhecidos seus, certo? Onde, ou como ele obteve essas informações? Você consegue notar então o alcance e a velocidade com que uma informação importante pode ser repassada rapidamente para muitas pessoas?
Atividade 6.3: Experimentando enviar e-mail em grupo
Após ter mandado um primeiro e-mail de teste, forme grupos de três componentes para esta atividade. Agora cada um do grupo deve ser escolhido para ser o emissor das mensagens e os outros dois serão os destinatários. O escolhido para ser o remetente deve abrir sua conta do Gmail e enviar para os outros dois mensagens com as seguintes características:
1- Enviar uma única mensagem para os dois colegas usando primeiro a opção Cc e depois opção Cco. Observem o resultado e discutam para checar se todos entenderam a diferença entre estas duas opções.
2- Enviar agora, novamente para ambos os colegas, um e-mail com um arquivo em anexo. Escolha algum dos arquivos de texto que vocês já produziram, ou alguma imagem que vocês gostaram e baixaram da Internet.
Agora os colegas que receberam as mensagens abrem suas contas e observam se estas chegaram corretamente. Não deixem de tentar abrir o arquivo em anexo para aprender como fazer;
3- Agora um dos colegas que recebeu as mensagens deve responder a um dos e-mails recebidos;
4- E, para finalizar, o mesmo colega, ao invés de responder ao e-mail recebido, vai encaminhar para um colega de outro grupo.
Você e seu grupo tiveram muita dificuldade em realizar a atividade? Esperamos que não. Podemos celebrar o fato de termos mais um novo usuário de e-mail no planeta. Foi bastante tranquilo, não? Aproveite este recurso fantástico. Não esqueça de que qualquer computador conectado à Internet lhe dará acesso à sua conta de e-mail. Não se esqueça de usar sua conta de e-mail. Lembre que, apesar de parecido com a carta, o e-mail não vem bater à sua porta, você é quem deve regularmente abrir sua conta e checar sua caixa de entrada. Faça isso regularmente, pois ao não fazer, você deixa suas mensagens sem resposta.
Após ter mandado um primeiro e-mail de teste, forme grupos de três componentes para esta atividade. Agora cada um do grupo deve ser escolhido para ser o emissor das mensagens e os outros dois serão os destinatários. O escolhido para ser o remetente deve abrir sua conta do Gmail e enviar para os outros dois mensagens com as seguintes características:
1- Enviar uma única mensagem para os dois colegas usando primeiro a opção Cc e depois opção Cco. Observem o resultado e discutam para checar se todos entenderam a diferença entre estas duas opções.
2- Enviar agora, novamente para ambos os colegas, um e-mail com um arquivo em anexo. Escolha algum dos arquivos de texto que vocês já produziram, ou alguma imagem que vocês gostaram e baixaram da Internet.
Agora os colegas que receberam as mensagens abrem suas contas e observam se estas chegaram corretamente. Não deixem de tentar abrir o arquivo em anexo para aprender como fazer;
3- Agora um dos colegas que recebeu as mensagens deve responder a um dos e-mails recebidos;
4- E, para finalizar, o mesmo colega, ao invés de responder ao e-mail recebido, vai encaminhar para um colega de outro grupo.
Você e seu grupo tiveram muita dificuldade em realizar a atividade? Esperamos que não. Podemos celebrar o fato de termos mais um novo usuário de e-mail no planeta. Foi bastante tranquilo, não? Aproveite este recurso fantástico. Não esqueça de que qualquer computador conectado à Internet lhe dará acesso à sua conta de e-mail. Não se esqueça de usar sua conta de e-mail. Lembre que, apesar de parecido com a carta, o e-mail não vem bater à sua porta, você é quem deve regularmente abrir sua conta e checar sua caixa de entrada. Faça isso regularmente, pois ao não fazer, você deixa suas mensagens sem resposta.
Atividade 6.4: Experimentando o chat do e-Proinfo (02)
Convidamos você e todos os seus colegas a voltarem ao chat do e-Proinfo para debater as questões que relacionamos a seguir. Leia-as primeiro, e, em seguida, comece a participar do chat.
Você já tinha imaginado como é conversar por escrito com várias pessoas ao mesmo tempo, sabendo que o registro e envio das mensagens é feito pela hora da emissão, isto é, pela ordem de envio? O que você está achando disso?
Nos chats, há risco da conversação ficar “truncada”, porque as respostas em alguns momentos não são para as perguntas formuladas, na mesma ordem – podendo ocorrer de uma pessoa perguntar algo e só ter a resposta algumas mensagens depois e assim por diante. Apesar disso, você sente que é possível manter a coerência dos turnos conversacionais entre os que perguntam e os que respondem?
Colocando-se agora no papel do professor, como você imagina envolver todos na conversa mantendo o interesse em participar? Você considera que o chat pode ser usado na educação presencial ou apenas à distância?
Convidamos você e todos os seus colegas a voltarem ao chat do e-Proinfo para debater as questões que relacionamos a seguir. Leia-as primeiro, e, em seguida, comece a participar do chat.
Você já tinha imaginado como é conversar por escrito com várias pessoas ao mesmo tempo, sabendo que o registro e envio das mensagens é feito pela hora da emissão, isto é, pela ordem de envio? O que você está achando disso?
Nos chats, há risco da conversação ficar “truncada”, porque as respostas em alguns momentos não são para as perguntas formuladas, na mesma ordem – podendo ocorrer de uma pessoa perguntar algo e só ter a resposta algumas mensagens depois e assim por diante. Apesar disso, você sente que é possível manter a coerência dos turnos conversacionais entre os que perguntam e os que respondem?
Colocando-se agora no papel do professor, como você imagina envolver todos na conversa mantendo o interesse em participar? Você considera que o chat pode ser usado na educação presencial ou apenas à distância?
Atividade 6.5: Experimentando o Fórum de Discussão
Se pensarmos no uso desse recurso no contexto escolar, muitas questões surgirão. Propomos agora a discussão e o debate de algumas questões que julgamos pertinentes. Para realizar essa discussão, que tem como objetivo checar o seu entendimento sobre como se estrutura um fórum de discussões virtuais, você e os seus colegas devem organizar o mural da sala onde realizam o curso para receber as contribuições ao debate. Essa organização deve agregar o maior número possível de elementos presentes num fórum digital. As questões para discussão são as que seguem:
• Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
• Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
• Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
• Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
Se pensarmos no uso desse recurso no contexto escolar, muitas questões surgirão. Propomos agora a discussão e o debate de algumas questões que julgamos pertinentes. Para realizar essa discussão, que tem como objetivo checar o seu entendimento sobre como se estrutura um fórum de discussões virtuais, você e os seus colegas devem organizar o mural da sala onde realizam o curso para receber as contribuições ao debate. Essa organização deve agregar o maior número possível de elementos presentes num fórum digital. As questões para discussão são as que seguem:
• Quais os benefícios e as limitações da utilização de um fórum de discussão no processo de ensino-aprendizagem?
• Qual o papel do professor nessa atividade de construção coletiva do conhecimento?
• Quais as formas de mediação que um professor/tutor pode realizar em um fórum de discussão?
• Quais as possibilidades/formas de avaliação da participação dos alunos em um fórum de discussão?
Atividade 6.6: Debate sobre o Projeto Integrado de Aprendizagem
Agora que você estudou a ferramenta fórum com maior detalhamento, que tal aplicar esses conhecimentos para aprimorar a aprendizagem cooperativa com seu grupo no Projeto Integrado de Aprendizagem? Escolham uma temática que considerem relevante para os aprofundamentos necessários no projeto e realizem um debate no fórum do e-Proinfo. Aproveitem para aplicar as estratégias de planejamento e moderação apresentadas acima!
Agora que você estudou a ferramenta fórum com maior detalhamento, que tal aplicar esses conhecimentos para aprimorar a aprendizagem cooperativa com seu grupo no Projeto Integrado de Aprendizagem? Escolham uma temática que considerem relevante para os aprofundamentos necessários no projeto e realizem um debate no fórum do e-Proinfo. Aproveitem para aplicar as estratégias de planejamento e moderação apresentadas acima!
Atividade 6.7: É tempo de Diário de Bordo: Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Não esqueça: o(a) seu(sua) formador(a), além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do Diário de Bordo e discuta com os seus colegas estratégias para elaboração desta atividade. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão.
Bom trabalho!!! Agora é com você...
pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.
Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.
Deus ilumine você!!
Maria de Lourdes