Módulo 2

Olá amigos e amigas, mais uma vez aqui vai dicas de vídeos que nos  ajudarão melhorar nossa compreensão com temas tratados no módulo 2.
 Sucesso!!

A história de Internet






EDUCAÇÃO DIGITAL – UNIDADE 2

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE




Atividade 2.1 Aprendendo a navegar na Internet
Após ter aberto o navegador Firefox, digite no campo de endereços: http://portaldoprofessor.mec.gov.br e, em seguida, pressione a tecla enter e aguarde.
Você acessou a tela do Portal do Professor. Esse é o seu Portal, professor(a)! É uma grande rede de aprendizagem. Busca contemplar a diversidade educacional brasileira com suas idéias, propostas e sugestões metodológicas sobre o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais. Seu objetivo central é que se constitua num espaço de construção cooperativa e colaborativa a partir das contribuições dos educadores do País. Portanto, a sua participação é fundamental para dar continuidade à construção desta rede que está apenas começando.
Agora, com a ajuda do(a) formador(a) ou de um(a) colega de turma, acesse as outras ferramentas. É importante destacar que ao longo deste Curso estaremos retomando o Portal do Professor para discutir, em seu contexto, as ferramentas abordadas em nossos estudos. Esse é apenas o início de uma navegação que está começando.

Atividade 2.2: Ainda navegando
Muita informação e possibilidades? É só o começo. Acesse outros sites importantes, como:
http://www.wdl.org/pt
Esse é o site em português da Biblioteca Digital Mundial, que disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Veja, em seguida, os endereços de alguns jornais on-line :www.oglobo.com.br
www.estadao.com.br
http://www.folha.uol.com.br/
Lendo um endereço web
Para compreender o padrão dos endereços na web, vamos retomar alguns dos endereços visitados:
http://www.mec.gov.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
Olhando os três, assim juntos, fica fácil perceber que há um padrão. Vamos tomar o mais extenso dos endereços acima para examinar melhor. Podemos nele distinguir alguns elementos. Indicamos na figura o significado de cada um deles:

Atividade 2.3: Endereços na web
Vamos exercitar nossa compreensão sobre a estrutura dos endereços de Internet.
Observe os exemplos dos endereços dos sites a seguir:
●    www.cade.com.br – Cadê, site comercial (.com) localizado no Brasil (.br);
●    www.google.com – Google, site comercial (.com) registrado nos Estados Unidos;
●    www.linux.org – site dedicado ao sistema operacional Linux, de uma organização não-governamental (.org);
●    www.ufcg.edu.br – Portal da Universidade Federal de Campina Grande. O (.edu) designa que é uma instituição educacional.
●    Agora faça o mesmo para os seguintes endereços. Pergunte ao (a) seu (sua) formador (a) como usar as teclas Ctrl+C e Ctrl+v para fazer esta atividade sem precisar digitar aquele imenso endereço no navegador):
●    http://www.ufsc.br
●    http://caminhodasindias.globo.com/Novela/Caminhodasindias/Fiquepordentro/0,,AA1699794-16548,00.html
●    Agora imagine como deve ser o endereço do Banco do Brasil. Escreva-o e experimente para ver se está correto. Digite-o no navegador e tente localizá-lo. Faça o mesmo para:
●    da Universidade Federal do Ceará;
●    da Organização não-governamental Green Peace.

Tente o endereço de uma outra instituição conhecida sua e que você imagina que deva ter um site. Não conseguiu descobrir algum endereço? Aguarde, vamos já descobrir uma maneira de encontrá-lo.
Atividade 2.4: Sabendo aonde ir (nosso projeto) - Fórum
Com os conhecimentos adquiridos neste módulo você e seu grupo poderão dar continuidade ao projeto integrado de aprendizagem. Nossa proposta de atividade é que você aproveite as dicas já apresentadas, bem como as demais orientações dos materiais complementares e busque novas fontes para qualificar ainda mais o seu projeto.
Por fim, compartilhem as descobertas com toda a turma! Para isso, basta postar uma mensagem no fórum, complementando a postagem inicial, aquela na qual vocês apresentaram a proposta de projeto, esse fórum já existe.
É tempo de Diário de Bordo:
Atividade 2.5 – Diário de Bordo
Ao final da  Unidade 2, é importante que você registre as suas impressões, sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Depois decida quais destas reflexões você quer compartilhar. Não esqueça: o (a) seu (sua) formador (a), além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do Memorial e discuta com os seus colegas estratégias para elaboração desta atividade, além de suas reflexões. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão. Bom trabalho!!! Agora é com você...

Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com
 pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.

Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.

Deus ilumine você!!
Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário