Módulo 4

ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS  

AMIGOS LINUX
VEJA ESSES VÍDEOS. ELES VÃO AJUDAR VOCÊ

Esses vídeos são tutorias feitos por um super professor chamado Rafael Nink

Quer conhecer o menu iniciar do Linux?
Demorou!!
Quer aprender criar um arquivo de texto no Linux Educacional 3.0?
 Então Clique no vídeo abaixo:


Quer aprender renomear??


Quer abrir programas no Linux?



MÓDULO 4
ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS     
        
Atividade 4.1: Refletindo sobre leitura e escrita digital
Com relação ao papel da leitura e da escrita na escola, reflita em conjunto e registre:
·      A escolha de um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita digital;
·      Agora, a escolha de um aspecto que você considera como uma perda nesse processo;
·      O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
·      O que fazer para potencializar tal ganho?


Atividade 4.2: Registrando o Projeto Integrado de Aprendizagem
Que tal preparar um registro de seu Projeto Integrado de Aprendizagem na forma de um relatório? Você poderia utilizar esse relatório para surpreender a direção de sua escola.
Para iniciarmos nosso trabalho, é necessário abrirmos (carregarmos) nosso Editor de Textos. Seu (sua) formador (a) vai lhe orientar sobre como fazer isto.
Uma vez aberto o Editor de Textos, vamos começar a estruturar o documento. Minimamente, o relatório deve conter as seguintes partes:
·      Capa;
·      Apresentação do projeto;
·      Desenvolvimento/resultados;
·      Referências.
Atividade 4.3: Salvando arquivos em formatos .rtf e .pdf
Além do formato, na hora de salvar um arquivo temos que definir um local no disco rígido onde queremos armazená-lo. É muito importante compreender como se estrutura esse armazenamento, porque você vai querer abrir novamente o seu arquivo, pode querer excluí-lo ou mudar o local onde ele está armazenado. Enfim, imagine quando você já tiver produzido uma centena de arquivos, você vai precisar gerenciá-los. Então, preparamos uma animação abordando esses procedimentos em maior detalhamento. Assista com atenção à animação “Uso do gerenciador de arquivos ” e esclareça as suas dúvidas com seu(sua) formador(a).

Atividade 4.4: Buscando imagens na internet
Encontre na Internet uma imagem sobre o uso da tecnologia da educação usando a página do Google. Se você não se lembrar como fazer, peça ajuda ao seu(sua) formador(a) para abrir o navegador FireFox e acessar a página de busca do Google. Depois siga as instruções:
·      Clique em IMAGENS no canto superior esquerdo do Google.
·      Digite o tema que se deseja pesquisar (em nosso exemplo, tecnologia da educação).
O site apresentará a você uma série de opções de imagens , que podem estar em uma única ou em dezenas de páginas. Navegue por elas, procurando as imagens que deseja.
Clique sobre a figura escolhida para vê-la em sua página de origem (em nosso exemplo, a imagem escolhida está mostrada na parte superior da página):
Você precisará capturar a imagem escolhida. Para tanto, você pode copiar ou salvar a imagem. Para salvá-la em sua pasta no computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em Salvar imagem como .


Atividade 4.5: Experimentando o Editor de Textos (inserindo imagens)
Volte ao Editor de Textos e insira a imagem escolhida no seu texto. Para inserir sua imagem, primeiro você precisa decidir em que local do seu documento fará isso. Então, posicione o cursor neste local. Inicie escolhendo a opção Inserir Figura no seu menu superior. Isso deve abrir a seguinte janela, em que você irá:
– primeiro localizar a pasta e o arquivo de imagem que foi salvo.
– selecionar o arquivo e clicar em abrir.
É isto, a figura foi inserida em nosso texto. E, lembre-se de sempre salvar seu texto, após cada ação importante.


Atividade 4.6: Experimentando a barra de ferramentas
Esta atividade é um desafio. Você deve experimentar para descobrir qual a funcionalidade do botão com o ícone de um pincel na sua barra de ferramentas. Depois discuta com os(as) colegas qual o sentido da representação de um pincel para aquela funcionalidade?


Atividade 4.7: Navegando pelo editor Writer e BrOffice
Você lembra da animação sobre as Interfaces de software? Lá dissemos que elas têm um padrão e que um giro turístico pelo menu principal nos dá uma boa ideia do que podemos esperar de um software.
Então, nesta atividade solicitamos que faça um tour pelo menu principal do editor Writer do BrOffice. Faça com atenção e sem ansiedade, não precisa se deter naquilo que não entende. A proposta é que você localize nesse menu pelo menos três outras funcionalidades que você gostaria de utilizar. Se quiser experimentá-las, sinta-se à vontade!

 

Atividade 4.8: Diário de Bordo
Registre no diário de bordo os aspectos mais relevantes da Unidade 4 e não esqueça de apresentar também as dificuldades que você encontrou durante a realização das atividades.






Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com
 pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.

Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.

Deus ilumine você!!
Maria de Lourdes

As fotos do dia!!
Graças à idéia da Mariza
em trazer a piruca do Sidnei,
olha só os Luks!!