Módulo 3

Olá amigos e amigas
aqui vão mais dicas de vídeos sobre assuntos tratados no módulo 3 Blogs.
 Clique neles e vire um blogueiro nota 10.

O que é um blog?

 


 Como criar um blog?1.

Como criar um blog? 2


EDUCAÇÃO DIGITAL LINUX 3.0
ATIVIDADES MÓDULO 3

BLOG
Atividade 3.1 – Visitando os Blogs
Vamos visitar alguns Blogs? Para esta viagem ao mundo dos Blogs recomendamos como porta de entrada o site do Blog BLiBiE (Blogue de Livros/Leitura, de Bibliotecas ou de Educação), cujo endereço é http://blibie.blogspot.com/ .
Atividade 3.2 – Analisando endereços da web
Vamos aproveitar e refinar nossa capacidade de atenção e compreensão sobre o formato dos endereços da web. Então, volte ao site do Blog BliBiE e lá analise os vários endereços dos links da relação “Melhor Blog feito por uma escola/turma”.
Note que para ver o endereço de um link, você não precisa visitar a página correspondente, pois quando o ponteiro do mouse está sobre o texto do link (quando ele se transforma em mãozinha), o endereço que será visitado se o link for clicado aparece no canto inferior esquerdo da janela do navegador.
O que você observa de comum entre estes vários endereços?
Lembre-se!

Você deve ter observado que a maioria deles apresenta um padrão do tipo:
  • umNome.blogspot.com , ou
  • umNome.wordpress.com , ou ainda
  • umNome.blog.uol.com.br

Estes endereços indicam que estes Blogs são hospedados no servidor da empresa referenciada no próprio endereço. O BlogSpot.com é o mais usado e é da empresa Google.


Atividade 3.3 – Projeto Integrado de Aprendizagem em Blog
Nesta atividade, você e seu grupo criarão juntos o blog do seu Projeto Integrado de Aprendizagem. O objetivo desse blog deverá ser o de divulgar os resultados que vocês forem obtendo durante a sua realização. (orientações página 8)
Editar o Blog – entre no site www.blogger.com e procure  o local do usuário (use o email do gmail) e senha(use a senha que vc colocou no gmail)
Algumas informações sobre a estruturação desse blog- diário:
·         Título do projeto
·         Temática, contexto e objetivos
·         Quais atividades/pesquisas já realizaram?
·         Quais foram as principais descobertas?
·         Alguma dificuldade?Como superam?

Atividade 3.6 – Navegando entre os Blogs
Refletindo sobre tudo isto que foi dito, navegue na blogesfera e busque um exemplo de uso educacional de blog, examine este uso e tente identificar alguns elementos que apontem na direção sugerida por Orofino (2005). Esta atividade, além de levá-lo a refletir, visa ampliar seu repertório sobre os modelos e conteúdos abordados em Blogs como base para reconstruir o seu, se o desejar. Você pode escolher o blog que quiser, pesquisando livremente pela Internet o Blog BiBlie, que referenciamos no início desta Unidade. Abaixo sugerimos mais alguns endereços de Blogs de escolas e de professores com seus alunos:
Anote suas observações e o endereço do blog visitado. Agora, você e seu grupo poderão postar no seu blog estas descobertas, compartilhando-as, assim, com os seus colegas.Lembre-se!
Primeiro blog com alunos: Web Web
Primeiro blog da escola:
Blog colaborativo sobre a Copa do Mundo:
Sites e dicas interessantes para professores: Web
Blog da escola: Web
Alma de educador: Web Web
Educação à distância e tecnologias:
Ciberespaço na escola: Web Web
Atividade 3.7 Diário de bordo!
É tempo de Diário de Bordo:
Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, descobertas, dificuldades, avanços e os desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Inclua também suas dúvidas, indagações, aquelas dicas que não podem ser esquecidas, as ideias para buscas futuras. Não esqueça: o seu(sua) formador(a), além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do Diário de Bordo e discuta com os seus colegas estratégias para a elaboração desta atividade. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão. Bom trabalho!!! Agora é com você...

Boa Sorte amigo e se você tiver qualquer dúvida eu posso conversar com você por e-mail: nina10feliz@hotmail.com
 pelos telefones 3467-1352 -3467-4877 ou celular 9681-2036. Trabalho todas as noites na STE da Escola Estadual Senador Filinto Muller.

Vamos acelerar e vencer mais uma etapa de nossas vidas.

Deus ilumine você!!
Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário